O sobrenome da Familia

Por muito tempo, achava-se que a família MOZZINI (Mossini, Mussini, Muccini) era única no Brasil, tendo a cidade de Passo Fundo/RS como seu berço. Isso prende-se ao fato de que nunca se soube da existência de parentes em outros lugares. Todos seriam descedentes de Giuseppe Vincenzo Mozzini, nascido no ano de 1858 em Cogozzo (Viadana, Mântova, Lombardia - Itália), ou de seu irmão Gottardo Constanzo Mozzini(1867), nascido na mesma localidade. Ambos emigraram ao Brasil com seu pai, Giovanni Francesco Pietro Mozzini, no início de 1878, estabelecendo-se na IV Colônia Imperial de Colonização Italiana, hoje, cidade de Silveira Martins-RS.

Com o advento da internet, sabe-se agora, que a família está espalhada por diversos Estados do Brasil, entre eles: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Paraíba, Ceará, Alagoas e possivelmente em outros Estados, também. Isso indica que outras pessoas com o mesmo sobrenome (parentes ou não), vieram naquela época e ficaram mais ao centro do Brasil.

O sobrenome original da família é MOZZINI, porém sua modificação para MOSSINI, ocorreu no momento em que a família foi registrada junto ao Órgão de Imigração, no Rio de Janeiro, no mês de Janeiro de 1878.
Essas constantes alterações nos sobrenomes de imigrantes, ocorriam pelas dificuldades de comunicação entre imigrantes e tabeliães, somando-se à falta de uma metodologia adequada no cadastramento.
Posteriormente, surgiram novas variantes como Mussini e Muccini, ocorrendo na mesma família, mais de uma denominação.
A maior parte da familia reside na cidade de Passo Fundo-RS e arredores e possui a denominação MOSSINI.

O documento abaixo, enviado pela Itália em Fev/1992, atesta que MOZZINI é o sobrenome correto da família. Entre outras informações, o emissor diz:"Faço revelar que o sobrenome da família na Itália não é MOSSINI, mas MOZZINI e o nome do seu antepassado não é VICENZO, mas GIUSEPPE VINCENZO".
(Ver detalhes em "A Pesquisa")


Um ramo da família (Severino Mozzini e filhos, Henrique Mozzini e seu filho mais jovem, André Roberto Mozzini), com o objetivo de adquirirem a Cidadania Italiana, optaram pela correção dos nomes, conforme cópia do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, de 05/10/1994.



"Edital da alteração dos nomes, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, no dia 05/10/1994.



Atualmente, como Cidadãos Europeus, possuem livre acesso aos países da Comunidade Européia e também à possibilidade de viajarem a outros países, sem a necessidade do "Visto de Entrada" que muitos desses países exigem.

(Esta tela faz parte do site: www.mozzini.com.br)