Origem na Itália


A Família MOZZINI é originária da Região montanhosa de Oltrepo, mais precisamente do Poviglio de Sao Sisto, Emília Romana.


Em meados do século XVI ela desceu as montanhas e estabeleceu-se às margens do Rio Pó, na Frazione: Cogozzo, Comune: Viadana (Mântova, Lombardia).


Vista aérea mostrando a localização de São Sisto e as Províncias: Emilia Romagna, Lombardia e Vêneto

Local de Origem

Regione: LOMBARDIA
Provincia: MANTOVA
Comune: VAIDANA
Frazione: GOGOZZO



Nadyr João Mozzini e Ricardo Mozzini, quando da visita a Cogozzo, em Março/2009

A Lombardia, cujo nome deriva do termo medieval Longobardia, que indicava a parte da península sob domínio dos Longobardos, é a região mais populosa e a mais industrializada da Itália. Seu território é delimitado a oeste pelo rio Ticino; a leste, pelo rio Mincio e o lago de Garda; ao norte, pelo Alpes; ao sul, pelo rio Pó. Do norte para o sul, distinguem-se três faixas geográficas: a alpina, na qual abre-se o vale inferior do rio Adda; a colinosa, que inclui zonas características como a Brianza com seu doce relevo, os arredores da cidade de Varese, a Franciacorta com seus renomados vinhedos e, por fim, a grande planície do Pó.
A região é cortada do norte para o sul por importantes rios, como o Ticino, o Olona, o Adda, o Oglio, o Sério e o Míncio, todos eles afluentes do rio Pó, e que dão origem ao mais espetacular colar de lagos da Itália: de oeste para leste, os lagos Maggiore, de Lugano, de Como, de Iseo e de Garda.

Foi da Lombardia que veio grande parte dos imigrantes italianos, conforme demonstra o mapa abaixo.


A Província de Mântova, é uma das províncias situada bem ao sul da Lombardia, divisa com a Emilia Romagna.
A família Mozzini é originária da Emília Romagna e estabeleceu-se às margens do Rio Pó, Frazione: Cogozzo, em meados do ano de 1700.




Abaixo, mapa detalhado de Mântova, mostrando Viadana e Cogozzo



Vista aérea.


PEQUENO HISTÓRICO DA REGIÃO:

No ano de 1630, o Vale do Rio Pó foi tomado por um fulminante surto de peste Bubônica. Em apenas 3 meses, ela provocou o óbito de 4000 pessoas. Isso representava 2/3 de uma população composta de 6000 habitantes. Grande parte dessa região ficou desabitada, devido à morte de famílias inteiras que ficaram sem herdeiros.
Em meados de 1700, inúmeras famílias que habitavam as montanhas na Emília Romagna, desceram e ocuparam essas terras devolutas. Entre elas, estava a família Mozzini.


Vistas parciais da Comune Viadana (Mântova)

No dia 31/12/1877, um ramo da família partiu do Porto de Gênova com destino ao Brasil e estabeleceu-se na IV Colônia Imperial de Imigração Italiana, centro do Estado do RS, hoje, Cidade de Silveira Martins / RS.


Castelo, em Mântova



(Esta tela faz parte do site: www.mozzini.com.br)