Hospedagem na Ilha das Flores - RJ

A Ilha das Flores-RJ, foi uma das hospedarias que recebiam imigrantes. Essas hospedarias tinham como objetivo, fazer com que os imigrantes se recuperassem da longa viagem de travessia do oceano. A falta de higiene existentes nos navios, principalmente na última semana de viagem, associada à falta d´água, fazia com que doenças de pele e outras contagiassem os passageiros.

Nessas hospedarias os imigrantes ficavam em quarentena, ou seja, 40 dias para serem tratados. Esse período, também tinha outra finalidade: era o tempo necessário para que as autoridades tomassem as providências burocráticas para dar um destino aos imigrantes.


Vista panorâmica da Ilha das Flores-RJ (Fotos do acervo de Eva Lins)

No dia 26/01/1878, dos 842 passageiros do Navio Isabela que desembarcaram no Porto de Vitória, no Espírito Santo, 798 deles foram abrigados na Ilha das Flores(RJ), estando entre eles a família Mozzini.


Preparação para o desembarque na Ilha das Flores-RJ

As condições de higiene oferecidas nos navios eram muito precárias. As reservas de água-doce, por maior que fossem os tanques dos navios, eram insuficientes para abastecerem todos os passageiros, pois os mesmos foram construídos com capacidade para abastecer somente a tripulação. Por outro lado, mesmo que colocassem outros reservatórios, o tempo de viagem das Ilhas de Cabo Verde (último ponto de abastecimento dos navios) até o Brasil, era muito longo para manter a água em bom estado. Como as lotações desses navios tinham, em média, 800 a 1000 passageiros, dá para imaginar as condições oferecidas.


Conta Júlio Lorenzoni, no seu livro "Memórias de um imigrante italiano", que conforme os dias iam passando, a água ficava mais escassa e um copo d´água tornava-se era algo muito precioso e disputado pelos passageiros. Em muitas ocasiões, a sede era inevitável devido ao racionamento imposto pela tripulação do navio. Muitos faziam-se de doentes para verem sua sede amenizada.


Dá para imaginar as péssimas condições sanitátias nesses navios no final da viagem. A falta de higiene provocava muitas doenças, debilitando principalmente velhos e crianças. Abaixo, um dos dormintórios da Hospedaria da Ilha das Flores.



Foi na Ilha das Flores que a família Mozzini foi abrigada.



Imigrantes no Pátio da Ilha das Flores - RJ

O destino dessas famílias mantovanas foi a IV Colônia Imperial de Colonização Italiana, hoje, cidade de Silveira Martins-RS.


Preparação para a partida, da Ilha das Flores para os seus destinos!


(Esta tela faz parte do site: www.mozzini.com.br)