Dom Guido visita o Brasil

O meu contato com Dom Guido Tassoni, teve início em 1992. Foi quando enviei uma correspondência solicitando informações sobre a família Mossini (Mozzini). Ao receber a carta e constatar que a família Mossini a que se referia a correspondência era sua conhecida, Dom Guido demonstrou grande interesse na troca de correspondência. Isso pode ser constatado pelo envelope, esmeradamente subscrito, em que mandou farto material sobre a família.
Na verdade, era a família Mozzini de Gogozzo/Viadana, cuja Árvore Genealógica ele já havia feito para o parente, Anacreonte Mozzini, empresário do ramo moveleiro de Viadana (Mântova/Lombardia).


Primeira correspondência enviada por Dom Guido Tassoni, ao Brasil, no dia 14/02/1992.

Foram dezenas de cartas, aonde Dom Guido demonstrava muito interesse em conhecer o Brasil. Ele correspondia-se, também, com diversas pessoas, descendentes de italianos a quem também tinha mandado documentos sobre suas famílias.


Primeira visita ao Brasil de Dom Guido Tassoni(1993).

No dia 19/08/1993, ele envia a carta abaixo, aonde comunica que tinha decidido visitar o Brasil. Traria em sua companhia, Dom Danilo Conti, pároco da Igreja Santi Filippo e Giacomo, de Cogozzo.


Diz ele: "Com esta carta, juntamente com o Pároco de COGOZZO, DOM DANILO CONTI, estou comunicando que decidimos ir ao Brasil! A data da nossa ida será a partir de 20 de setembro próximo..."

Sempre muito organizado, Dom Guido enviou para cada correspondente que tinha no Brasil, a relação dos demais, para que quando aqui chegasse, pudesse encontrar-se com todos. Essa relação era composta pela seguintes pessoas:

Nadyr João Mozzini (Porto Alegre-RS),
Sérgio Cróccoli (Porto Alegre-RS),
Leonir Bacchi (Porto Alegre-RS),
Élcio Antônio Maffini (Santa Maria-RS),
Zefira Lúcia Della Favera (Santa Maria-RS),
Geórgio A. Pellizzaro (Caxias do Sul-RS),
Dr. Lonis Stalliviere (Santa Maria-RS),
Nelson F. e Ulda (Caxias do Sul-RS),
Rodrigues Borges Bertoni (Vacaria-RS),
Eduardo Bacchi (Curitiba-PR),
Celso Formici(São Paulo-SP),
Antônio Sottratti(São Paulo-SP).

O Pe Luiz Sponchiado, vigário de Nova Palma, foi o coordenador da recepção a Dom Guido. O encontro foi realizado na Linha dos Mantovanos, em Silveira Martins. Houve uma missa celebrada por Dom Guido, Dom Danilo e pelo Bispo de Santa Maria. Pe Luizinho e Dom Guido falaram à comunidade sobre a imigração italiana, relatando fatos e unindo o passado ao presente.


Foto tirada na Linha dos Mantovanos, Silveira Martins-RS (1993).
Da direita para a esquerda: Anna Maria Mozzini, Nadyr João Mozzini e sua esposa, Sílvia Helena Risch Mozzini, Dom Danilo Conti (vigário de Cogozzo), Dom Guido Tassoni (vigário de Viadana), Severino Mozzini e Cirineu Anversa.


Segunda visita de Dom Guido Tassoni, ao Brasil, em Outubro/1996.

Em junho de 1996, Dom Guido envia mais uma correspondência comunicando sua segunda vinda ao Brasil. Diz ele: "Agora, posso dar-te a data precisa da viagem na próxima primavera. Uma novidade: Dom Danilo não está interessado, pois há qualquer distúrbio de saúde e creio que não irá comigo... ".
Diz que chega em São Paulo-SP, no dia 03/11/1996. Dia 04 vai a Belo Horizonte e dia 6 celebra missa no Santuário de N.S. Aparecida. Dia 7, retorna para São Paulo-SP. Depois vai para São José do Rio Preto-SP, Taquaritinga-SP, Londrina-PR, Curitiba-PR e celebra missa em Vacaria-RS, no dia 13. No dia 14, vai a Passo Fundo-RS, aonde visita Prof.Arlindo Frasson e Severino Mozzini. Depois vai a Cruz Alta-RS, Santa Maria-RS, Nova Palma-RS e no dia 22/10/96, reza missa em italiano na Capela de Santa Inês, da Linha 2-Norte, em Silveira Martins-RS. No dia 21 vai a Porto Alegre-RS e depois vai a Vacaria-RS. No dia 25 volta para São Paulo-SP e no dia 26, retorna para Milão-Itália.


Foto tirada na casa de Severino Mozzini, Passo Fundo-RS (Out/1996). Da esquerda para a direita: Nadyr João Mozzini, Prof.Arlindo Frasson e Dom Guido Tassoni (vigário de Viadana). Momento em que Dom Guido presenteia Nadyr com um documento emitido pelo Vaticano, no ano de 1796.



Falecimento de Dom Guido Tassoni(20/08/1923 +09/12/1996).



D.Guido Tassoni, falecido em 1996, ex-vigário da Igreja San Pietro de Viadana-Mântavoa),

Retornando à Itália, Dom Guido escreveu uma carta que não conseguiu postar no correio. Essa carta data do dia 25/11/1996. Ele tinha uma preferência muito especial pela correspondência que mantinha com seus amigos do Brasil, descendentes de italianos. Como de costume suas cartas tinham um texto comum e um espaço aonde ele fazia uma mensagem especial, particularizada para cada correspondente.
No dia 09/12/1996, ele vem a falecer. Em cima de sua mesa, dezenas de cartas por envelopar. No espaço destinado às mensagens particulares, sua secretária escreve: "Esta carta foi escrita por Dom Guido, antes de sua morte (ocorrida por derrame-cerebral) e que não deu tempo de expedi-la. Sua família sentiu-se no dever de encaminhá-la" .
Dom Guido foi um verdadeiro embaixador do Brasil, na Itália, enviando grande volume de documentos para os descendentes de italianos que pleitevam a Cidadania Italiana. A família Mozzini foi uma das beneficiadas pela sua ajuda.
Que Deus o tenha!


(Esta tela faz parte do site: www.mozzini.com.br)